Léa

ensino , aprendo e faço arte ...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O círculo dos 99

Esse texto foi retirado do blog
e de acordo com a Wikipedia, seu autor é
Ítalo de Souza Cardoso
 " Você já ouviu falar? Vale a pena conhecer. Dizem que um rei triste contratou um bobo da corte muito feliz para alegrá-lo. Porém, mais do que rir, ele queria saber o que tornava o bobo tão feliz. Ele consultou os sábios da corte, que concluíram: o bobo era assim porque estava fora do círculo dos 99. Para exemplificar sua teoria, sugeriram que o rei deixasse na porta do bobo um saco com 99 moedas de ouro e o observasse escondido. Além disso, o monarca deveria deixar o seguinte bilhete: "Estas 100 moedas de ouro são suas. O tesouro é um prêmio por você ser um homem bom e feliz. Desfrute-o e não conte a ninguém onde o encontrou". O rei aceitou o desafio.




O bobo achou o presente e, sem acreditar no que via, começou a contar as moedas: 97, 98... 99! Faltava uma! Inconformado, contou de novo.
 "Que droga! Como assim?!?", perguntava a si mesmo. O rei via que, em vez de ficar contente por ter recebido as moedas, ele estava com uma expressão angustiada e tensa. Depois de recontar o dinheiro, o bobo começou a fazer planos de como conseguiria a última moeda, tarefa que iria consumir alguns anos e que o manteria insatisfeito e infeliz até realizá-la. Abismado, o rei presenciava como o menestrel acabava de entrar para o círculo dos 99, e assim iniciava sua vida de homem infeliz."
(Jim Carrey in Christma's Carol)

Eu, você, todos nós somos mais ou menos assim...não conseguimos ver
as 99 moedas que temos...
e nos desesperamos por aquela única que nos falta....


"Quantas coisas mudariam se pudéssemos desfrutar de nosso tesouro tal como é! Se este é o seu problema, a solução para sua vida está em saber valorizar o que você tem ao seu redor, e não lamentar-se por aquilo que não tem ou que poderia ter..."
(www.metaforas.com.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

Wow, fantastico texto, A Regina enviou por e-mail pra mim, mas acabei lendo primeiro aqui. O texto é a pura verdade, ser feliz o que se tem no momento, no seu presente, acredito ser o aprendizado mais dificil, mas quando aprendido, desfrutá-lo é incomparável. bju

olhoscoloridos disse...

Então vc acrescentou mais uma lição:quando o aprendizado é feito...como é bom desfrutar dele!!!!!!!Obrigada por esse comentário enriquecedor!