Léa

ensino , aprendo e faço arte ...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Brincadeiras de chão

 Nos pátios de muitas escolas
e prédios as pessoas pintam as tradicionais e queridas
amarelinhas,
ou
coelhinho na toca
damas
jogo da velha
e outros jogos pro pessoal se divertir.
Então bolei mais um jogo,
quem quiser usar, pode usar.
E se você tiver criatividade,
pode  modificar formas...
colorir essas formas...
encompridar
ou encurtar
o caminho...
Eu o batizei de
Gincana.
Como exemplo de um circuito,
mostro esse esquema...

     

O jogo, como disse acima,
é para ser pintado no chão.
A pessoa se posiciona ali na Saída.
Cada forma significa algo.
Exemplo:
quadrados: pular
linha contínua: andar
círculos: pular com um pé só.
linha tracejada: andar nas pontas dos pés
clave de Sol: dançar
estrela: bater palmas
X - andar de costas
duas linhas contínuas: andar de olhos fechados.
***
Conforme o espaço que temos,
aumentamos o percurso,
vamos para cima e para baixo etc.
As regras devem ficar afixadas próximas ao jogo.
Você pode mudar toda semana
o significado de cada forma.
Ou os jogadores podem decidir  o significado
de cada forma ou cor.
***
Enfim, é um jogo dinâmico.
Cada um contribui com idéias.
***


(desenho com lápis de cor) - Léa-

Não tem aspecto competitivo.
Mas acredito que ele desenvolve:
*equilíbrio
*coordenação motora
*e visual
*ritmo
*acuidade auditiva
*memória
e promove
a convivência.
***
Lá na escola onde sou professora de Arte,
"Colégio Nossa Senhora da Divina Providência",
eu fiz esse circuito:


Daqui a criança pula para os...


quadrados:
pula num e salta o outro...e vai chegar numa
linha contínua, que ela deve percorrer de olhos fechados...


até os círculos,


que ela deve passar pulando num pé só.
Então ela chega nos círculos menores:

onde ela deve andar de costas,
até chegar na linha sinuosa, que ela
deve percorrer batendo palmas...
até chegar nos triângulos:

que serão então percorridos ao pulos
de dois pés até a linha pontilhada:
Aqui, ela deve apenas caminhar e...

quando chegar na clave de sol,
a criança deve dançar ou cantar.
Ela então continua pelos "X"

até a chegada!


Como vocês viram, o circuito muda conforme o espaço que
você dispõe...
Maior, menor, altos e baixos etc.
Com criatividade, o jogo fica bem divertido!
Ah! Gradue as dificuldades, conforme a faixa etária.


6 comentários:

menina da flauta disse...

Fantástico, delicioso!! Fiquei com muita vontade de brincar. Vou fazer aqui na vila, temos um bom espaço e sei que as crianças vão amar. Excelente idéia e ficou lindo.

olhoscoloridos disse...

Menina, que ótima idéia, as crianças vão amar...tenho certeza que os adultos tb!

Tia Ká disse...

Pesquisando com meus alunos descobrimos seu blog e está brincadeira fantástica. Vamos fazer aqui em nossa escola também. Parabéns pela criatividade!!!
Bjcas Tia Ká.

Anônimo disse...

adorei a GINCANA, VOU DESENHA-LA NA NOSSA ESCOLA. PARABENS PELA CRIATIVIDADE. BJ

Daniela Mendes disse...

Ótimo

Edson disse...

peço sua autorização para usar ficou muito bom